Curso | Astrologia e Bordado: o feminino ponto a ponto

Astrologia e bordado Francine Lacerda

Quem me acompanha pelas redes sociais já deve ter lido sobre o curso que eu e a Andréa Oruê do Primavera de 83 estamos oferecendo.

Um misto de aula de astrologia, mitologia, autoconhecimento e trabalho manual, e o mais legal um círculo de mulheres! \o/

 

Decidimos unir forças e levar esse curso incrível para vocês. Estamos super empolgadas e ansiosas para montar esse grupo de mulheres dispostas a se autoconhecer e a se expressar através do bordado.

Eu estou mega feliz, pois vou conseguir unir minhas paixões e chegar ao meu objetivo, que é levar o bem-estar às outras pessoas. Esse será o primeiro de muitos eventos nos quais vou unir meus dois projetos: Costura com estilo e o AstroAbout Astrologia e bem-estar.

Read More


Beleza na Essência

Em um post anterior contei que fiz aniversário e cheguei aos 40. Muita gente não acredita na minha idade, diz que pareço mais jovem, alguns acham que ainda estou na casa dos 20. 😀

Não é raro me perguntarem qual é o segredo. E para falar a verdade não há segredo nenhum. Nunca fiz nenhum tratamento estético, plástica ou coisas do tipo. Por ser muito branquinha sempre fugi do sol e nunca fumei, acho que é só isso mesmo.

Para matar a curiosidades hoje vou contar como anda meu ritual de beleza natural. E no final tem presentinho para você.

Vem comigo! 😉

Read More


Meu guarda-roupa feito à mão

guardaroupa feito a mao

 

Sempre falo da delícia de fazer as próprias roupas e montar um guarda-roupa feito à mão.

Mas você sabe o que isso significa?

 

Ter um guarda-roupa com a sua cara, formado só por peças que vestem bem e te fazem sentir linda, confiante e confortável.

Aprender a costurar e fazer as próprias roupas te dá essa liberdade. Você faz as peças que mais gosta,  do seu jeito, com o tecido favorito e o melhor: do seu tamanho! Chega de “tenho que entrar na calça Tam. 40” ou “visto o que dá e não o que quero vestir”.

Mas um guarda-roupa feito à mão não precisa ser 100% feito por você, apesar dessa ser a meta de todas nós. 😛

O mais importante é ter um guarda-roupa planejado, prático e com a sua cara e estilo.

 

O que você veste e a forma como veste, fala muito sobre a sua personalidade, sobre o momento que está vivendo, sobre o seu humor no dia. Quem nunca escolheu cores mais sóbrias ou escuras num dia ruim? Ou ao contrário, escolheu aquela peça da cor do sol, pois estava radiante e feliz?!

Ao escolher o que vestir estamos escolhendo o que queremos comunicar.

 

Ter consciência sobre o que você quer vestir e como quer se sentir é o ponto de partida.

É fundamental se conhecer, descobrir o seu estilo, o seu corpo, e quem você é nesse momento. A gente muda, e nosso guarda-roupa deve acompanhar essa mudança.

Aqui vão algumas dicas:

Read More


Enfim, 40

Aniversario francine lacerda

Semana passada foi meu aniversário, dia 5 de Outubro cheguei aos 40 anos .
Quarentei! entrei nos enta, na versão 4.0, na idade da loba, da meia idade… da maturidade.

Pela primeira vez a noção da finitude da vida se apresentou muito nítida, se fez sentir, se fez presente. A percepção de que metade da vida já passou (ou quase), que daqui pra frente os dias vão diminuindo, não há mais a sensação de “vida toda pela frente” como aconteceu ao chegar aos 20.

São pensamentos e emoções profundos, que mexem na percepção de vida, que faz a gente parar e avaliar o que vivemos até aqui.

Valeu a pena? Você fez a diferença? Buscou, lutou pelos seus sonhos e ideais? Tocou de forma positiva a vida de alguém?

 

Pode parecer um post melancólico, mas não é. Fazer essa reavaliação é muito positiva.

Read More


Visitei o Mundo Craft

Mundo craft Francine Lacerda

Semana passada fui conhecer um novo espaço para quem adora trabalhos manuais. O Mundo Craft foi criado para gente, que adora fios, linhas, agulhas e trabalhar com as mãos e a criatividade.

Já de cara me apaixonei pelo ambiente, decoração linda, moderna e aconchegante. Eu e a Patrícia passamos a tarde lá tricotando, conversando e relaxando, como se estivéssemos na casa de uma amiga.  Nos sentimos muito à vontade e bem recebidas.

Read More


Casaqueto de tricot fácil e rápido

tricot Francine Lacerda

Que eu sou apaixonada por tricô vocês já devem saber, né?! 😛

Estou sempre com algum projeto nas agulhas, algum não, alguns! o.O Ainda não conheço tricoteira que se dedique a um projeto só até terminar, para então iniciar outro. Com tantos projetos lindos para se fazer como se contentar com um. hahahaha

Minha tática é sempre manter um ou dois projetos mais difíceis, que necessitem de mais atenção ou são longos, e outros fáceis e rápidos que possam ser feitos conversando, vendo séries. Esses eu chamo de gratificação instantânea. Pensa comigo: se você escolhe se dedicar a um projeto longo, difícil, que você vai ver o resultado soooó lá na frente, como se manter focada e motivada?

Para uma pessoa ansiosa como eu, que adora iniciar coisas novas, preciso ver alguma peça pronta. Então escolho projetinhos bem simples e rápidos, mas que tenham muito estilo.

É o caso desse casaqueto fofo e superconfortável.

Ele é ideal para usar no fim do dia quando vem aquele ventinho mais frio.

Read More


A moda é para todos

Semana passada participei do ModaCamp, evento realizado pelo IED São Paulo.

“Encontro que possui o intuito de fomentar a importância do empreendedorismo no setor, apontar as principais tendências de negócios e debater o futuro do mercado fashion no país.”

Neste ano o tema foi REALIZADORES, sobre os novos empreendedores da moda.

A primeira palestra do dia foi apresentada por três estilistas com marcas reconhecidas, mas que ainda não são mega.

Mario Francisco (Dermetropol), Weider Silveiro e Isaac Silva

O que ouvi de todos foi que o sucesso é consequência de muito trabalho. E que o trabalho se baseia em consistência + persistência + paciência. 😉

Todos eles falaram da importância de ter projetos paralelos que financiem o sonho. Isso faz todo o sentido, não é mesmo?! E quantas de nós já desistimos de um sonho porquê ele não pagava as contas? Nunca desista de seus sonhos, mas ache alguma atividade que ajude a seguir o caminho até a realização.

Read More


Não é sobre moda, é sobre pessoas!

O meu post anterior rendeu bons comentários nas minhas mídias sociais. A repercussão foi muito carinhosa, me encheu de alegria e entusiasmo. Percebi mais uma vez que realmente estou no caminho certo. 😃

Dentre os comentários recebi esse depoimento lindo da Catia:

“Francine, querida. Emagreci uns 8 quilos por causa da doença da minha filhinha. Queria ter perdido mais peso para chegar no seu G. Aí, pensei…. Não sou eu que preciso do G…. Eu preciso da Francine fazer o que fez no curso da blusa Dora. Você pegou minhas medidas, respeitou meu corpo e adequou o molde para mim. Talvez você não saiba da minha alegria daquele dia, pois não tive a oportunidade de te dizer. Aquela blusa remodelada é a primeira que eu posso fazer e está no meu tamanho. É isso que importa: você me aceitou como eu sou. Beijos”

 

Como não se emocionar ao ler isso?! ❤️ ❤️ ❤️

Read More


“A moda não deve definir as mulheres, elas sabem ser elas mesmas.”

 

Vídeo maravilhoso mostrando um pouquinho do trabalho manual e artesanal do desfile de Alta-costura da Dior.

Maria Grazia Chiuri we  you! 

“Moda tem a ver com a relação que você tem com o seu corpo.”

Mudanças necessárias • Chamado da alma

Quem me acompanha pelas redes sociais deve ter notado que minhas publicações têm sido mais espaçadas, falando pouco sobre os cursos, e que as oficinas estão pausadas.
Os últimos meses têm sido intensos, muitas dúvidas, ansiedade, ideias mil pipocando na cabeça e aquela vontade de mudar, mas sem saber bem o quê.

Eu sou uma pessoa inquieta, gosto de novidades, de projetos, de iniciar algo novo a todo o momento. Isso é bom, pois traz curiosidade, estou sempre estudando e pesquisando novos assuntos, mas também prejudica o foco, e as conquistas que precisam de tempo e paciência para desenvolver.

Comecei a dar aulas há 3 anos, mesmo sem saber direito se sabia fazer a coisa, fui com medo mesmo, e olha, foi um processo importantíssimo para mim. Descobri que eu amo ensinar, ver o crescimento das minhas alunas, o descobrimento de novos talentos, ajudá-las a desabrochar.

Descobri também que transmitir conhecimento é um dom natural meu e que me dá um prazer imenso.

Read More


Armário cápsula nos dias atuais

Armário cápsula Francine Lacerda

No post anterior eu falei sobre a origem do termo Armário Cápsula, e vocês puderam ver que ele começou bem restrito, funcional, nada flexível, criativo ou divertido.

E foi assim por muitos anos, ficando até meio esquecido. Então, em 2014 a blogueira america Caroline do Unfancy trouxe a ideia do armário reduzido novamente à tona. Mas de uma forma muito mais adaptada para os dias atuais, e principalmente focada em quem curte moda, compra demais e está sem espaço no guarda-roupa abarrotado. Quem nunca? o.O

Em seu blog Caroline conta que a sua vontade de fazer o experimento foi motivada pelo sua compulsão por compras e também com o intuito de encontrar o seu estilo. Quando a gente encontra um estilo, um shape que nos deixa felizes e confortáveis, contamos uma história ao nos vestir, e aos pouco criamos uma identidade. Assim tudo fica mais fácil, compramos só as peças que nos valorizam, nos fazem sentir bem, bonita e confiante.

Read More


Meu curso na Eduk, Ponto doce ou como encarar os medos

Francine Lacerda costura Eduk

E eu dei um curso online e ao vivo. Ainda é difícil acreditar!

Foi um grande passo para mim, uma vitória pessoal. Enfrentei o medo, o nervosismo, a minha autocrítica e fui. E a experiência foi incrível!

Claro que fiquei nervosa, tensa, mas com o tempo fui ficando mais confortável. Eu adoro o que eu faço, adoro ensinar, ver o desenvolvimento das pessoas, e em ação eu me senti segura. Vi que com esse curso vou atingir e estimular muitas mais pessoas, e perceber isso foi bom demais, foi a motivação para encarar o meu receio.

Read More


30 dicas indispensáveis de costura!

Em Junho do ano passado eu me propus um desafio: publicar 1 dica de costura por dia durante o mês de Junho. A dica tinha que ser registrada em foto e descrita em um parágrafo! o.O

O desafio fazia parte do curso Decola!Lab da Espaçonave.

As dicas foram um sucesso, recebi vários elogios e comentários animados. O mais legal de tudo foi perceber que mesmo quem já costura há tempos também se beneficiou e aprendeu algumas coisas novas. O que parece tão banal e óbvio para a gente, pode não ser para o outro. Na costura existem várias formas e técnicas de fazer a mesma coisa, e aprendemos sempre.

Como as dicas ficaram perdidas lá no Instagram resolvi publicá-las aqui, pois o acesso é mais fácil.

 

E aí já conhecia muitas delas? Todas? Tem mais alguma para acrescentar? Conta pra mim nos comentário. 😉


No ar! Teaser do meu curso para a EduK <3

Depois de quase duas semanas de ansiedade, curiosidade e medo (!), o teaser que gravei para o curso da Eduk foi publicado.

Essa era a etapa que mais me assustava, pois tinha roteiro, texto, olho no olho com a câmera.

A equipe foi tão maravilhosa, paciente e carinhosa comigo e captou tão bem o meu universo, que não poderia sair coisa ruim, só dependia de mim. Tinha medo de a minha fala ficar muito robozinho, decorado, ensaiado; ficar feia, esquisita no vídeo, parecer falsa ou sem carisma.

Quando vi que o teaser tinha sido publicado no site respirei fundo, deixei o perfeccionismo em um canto e assisti ao vídeo. E para a minha surpresa, rs… eu adorei o resultado.

Read More


Me Made May 2017

Maio acabou e com ele o Me Made May, o desafio costurístico mais aguardado e amado pelas costureiras. 😀

Quem não sabe do que estou falando vai aqui ó, neste post eu expliquei tudinho.

Essa foi minha terceira participação no desafio, eu usei pelo menos uma peça feita por mim todos os dias, mas não consegui registrar todos os looks. Alguns dias eu esqueci de tirar foto antes de me “desmontar” ou não tive tempo mesmo. :/

Aqui vão os registros que consegui fazer:

Balanço deste ano:

  • 8 looks total feito por mim
  • Usei muito mais peças de tricot (amando fazer roupas)
  • Usei mais calça jeans que de costume (deve ser o frio e a preguiça que vem com ele :P)
  • Eu repito roupa sem problema
  • A criatividade sempre é estimulada
  • Preciso fazer mais casacos e blusas de manga comprida
  • Investir mais em acessórios
  • Conforto para mim é fundamental

E você participou do #mmmay17? Me conta a sua experiência!

E quem já está ansiosa para a próxima edição? o/


curso eduk Francine Lacerda

Novidade! Meu curso online na Eduk

curso eduk Francine Lacerda

Quem me acompanha nas redes sociais sabe da novidade: vou dar um curso online na EduK. \o/

A Eduk vem me convidado para dar um curso por lá há 3 anos, mas eu não conseguia encarar a câmera e muito menos a ideia de uma transmissão ao vivo. Eu não sou tímida, pelo contrário, adoro fotos, falar em público, conversar… Mas a bendita da câmera de vídeo sempre me paralisou.

Tive que recusar vários convites nesses últimos ano, inclusive um da GNT. E o quê mudou?
Depois de muita terapia e perceber quantas oportunidades de crescimento eu estava desperdiçando, resolvi aceitar o convite e encarar o meu medo. Como diz Rafa Cappai “Vai com medo mesmo!” e eu fui. Pedi para fazer um teste de câmera lá na EduK, para ver se eu conseguiria mesmo vencer o medo.

Read More


boxytee Trico Francine Lacerda

Meu primeiro molde de tricot <3

Vocês sabem que sou apaixonada por tricot, né?! É o meu hobby favorito do momento. Nós, pessoas que adoram trabalhos manuais temos o impulso de tentar, experimentar várias técnicas, umas ficam por mais tempo, outras são passageiras.

O tricot entrou de vez na minha vida quando fiz uma oficina com as meninas do SuperZíper há 6/7 anos. Me apaixonei, no mesmo dia já saí com uma maxi gola feita por mim, e não parei mais.

Fiz vários projeto fáceis, para praticar, depois claro, queria me aventurar em peças mais complexas, mas eu tinha muita dificuldade para ler as receitas de tricot. Demorei para entender, e foi assim, do nada, de repente tudo começou a fazer sentido. E eu nunca poderia imaginar que um dia teria um molde desenvolvido por mim. 😀

Read More


{Dicas e truques} Por dentro de um casaco estruturado

Hoje no Dicas e Truques vou mostrar os detalhes do avesso de um casaco estruturado.

Já comentei anteriormente que estou fazendo um casaco usando um molde da Burda Style de maio.

O casaco é lindo, com uma referência bem retrô, ladylike, super feminino.

Eu decidi fazer com um tecido de lã que ganhei da minha sogra há anos, e que ia estruturá-lo usando técnicas de alfaiataria moderna, com entretela colante.

Acabei a montagem, agora falta forrar e fazer acabamentos. Acho essa técnica de tailoring tão fascinante e o resultando fica tão lindo, que decidi mostrar o que fiz para vocês, e quem sabe alguém se empolga e também comece a fazer. 😉

Read More