Meu guarda-roupa feito à mão

guardaroupa feito a mao

 

Sempre falo da delícia de fazer as próprias roupas e montar um guarda-roupa feito à mão.

Mas você sabe o que isso significa?

 

Ter um guarda-roupa com a sua cara, formado só por peças que vestem bem e te fazem sentir linda, confiante e confortável.

Aprender a costurar e fazer as próprias roupas te dá essa liberdade. Você faz as peças que mais gosta,  do seu jeito, com o tecido favorito e o melhor: do seu tamanho! Chega de “tenho que entrar na calça Tam. 40” ou “visto o que dá e não o que quero vestir”.

Mas um guarda-roupa feito à mão não precisa ser 100% feito por você, apesar dessa ser a meta de todas nós. 😛

O mais importante é ter um guarda-roupa planejado, prático e com a sua cara e estilo.

 

O que você veste e a forma como veste, fala muito sobre a sua personalidade, sobre o momento que está vivendo, sobre o seu humor no dia. Quem nunca escolheu cores mais sóbrias ou escuras num dia ruim? Ou ao contrário, escolheu aquela peça da cor do sol, pois estava radiante e feliz?!

Ao escolher o que vestir estamos escolhendo o que queremos comunicar.

 

Ter consciência sobre o que você quer vestir e como quer se sentir é o ponto de partida.

É fundamental se conhecer, descobrir o seu estilo, o seu corpo, e quem você é nesse momento. A gente muda, e nosso guarda-roupa deve acompanhar essa mudança.

Aqui vão algumas dicas:

Read More


Você está adiando o que te faz feliz?

Essa foi a Newsletter dessa semana, mas ela cabe tão bem aqui no blog que decidi publicar por aqui também. 😉

 

Eu sumi, eu sei! 😐
Comecei o ano me propondo a manter uma conversa mais constante neste canal, trazer um pouco do que se passa aqui no atelier; comigo, Francine e também falar um pouco sobre bem-estar, autoestima e o poder dos trabalhos manuais.
Tomar essa decisão me deixou muito feliz. Fiz um planejamento de pauta, reuni artigos, depoimentos e livros para preparar conteúdos relevantes e inspiradores para vocês.

Mas a vida nem sempre segue o caminho suave que a gente quer.

 

Esse início de ano me pegou de jeito, com surpresas, reviravoltas, crises. Fui engolida por esse turbilhão, apagando incêndio aqui outro ali, fazendo o mais urgente e não o mais importante. E depois que o turbilhão passa fica aquela sensação de vazio, onde eu estava mesmo? O que fazer agora? Você também se sente assim?

No meio do caminho tirei merecidas férias depois de 2 anos. Foi maravilhoso poder tomar banho de mar e relaxar na beira da praia, tentando acalmar a mente, a alma e o coração.
Só quando dou essas pausas que percebo como elas são fundamentais para manter a mente sã.
O contato com a natureza e principalmente com o mar me faz mais viva, me traz para o real, para o presente, o aqui e agora.

Por quê adiar o que te faz bem??

 

Em seguida fui para Porto Alegre, minha cidade natal, pois minha mãe fez uma cirurgia, graças aos céus ela está ótima. Isso significou voltar para as minhas raízes, encarar o passado, medos e mágoas. Experiências que nunca são fáceis. Ainda mais com mercúrio retrógrado. rs
E sabe de onde veio a força? Da amizade verdadeira, dos laços de carinho, do respeito. E claro, sempre um tricozinho aqui, uma aquarela ali, e a costura sempre.

Manter a mente e as mãos ocupadas com atividades que nos motivam e nos fazem felizes é fundamental para continuar sempre em frente.

 

Elas nos ensinam a importância da constância, da repetição, de aceitar o imperfeito, de cultivar a resiliência.
Me conta qual a sua técnica favorita para relaxar?


Curso | Astrologia e Bordado: o feminino ponto a ponto

Astrologia e bordado Francine Lacerda

Quem me acompanha pelas redes sociais já deve ter lido sobre o curso que eu e a Andréa Oruê do Primavera de 83 estamos oferecendo.

Um misto de aula de astrologia, mitologia, autoconhecimento e trabalho manual, e o mais legal um círculo de mulheres! \o/

 

Decidimos unir forças e levar esse curso incrível para vocês. Estamos super empolgadas e ansiosas para montar esse grupo de mulheres dispostas a se autoconhecer e a se expressar através do bordado.

Eu estou mega feliz, pois vou conseguir unir minhas paixões e chegar ao meu objetivo, que é levar o bem-estar às outras pessoas. Esse será o primeiro de muitos eventos nos quais vou unir meus dois projetos: Costura com estilo e o AstroAbout Astrologia e bem-estar.

Read More


Beleza na Essência

Em um post anterior contei que fiz aniversário e cheguei aos 40. Muita gente não acredita na minha idade, diz que pareço mais jovem, alguns acham que ainda estou na casa dos 20. 😀

Não é raro me perguntarem qual é o segredo. E para falar a verdade não há segredo nenhum. Nunca fiz nenhum tratamento estético, plástica ou coisas do tipo. Por ser muito branquinha sempre fugi do sol e nunca fumei, acho que é só isso mesmo.

Para matar a curiosidades hoje vou contar como anda meu ritual de beleza natural. E no final tem presentinho para você.

Vem comigo! 😉

Read More


Enfim, 40

Aniversario francine lacerda

Semana passada foi meu aniversário, dia 5 de Outubro cheguei aos 40 anos .
Quarentei! entrei nos enta, na versão 4.0, na idade da loba, da meia idade… da maturidade.

Pela primeira vez a noção da finitude da vida se apresentou muito nítida, se fez sentir, se fez presente. A percepção de que metade da vida já passou (ou quase), que daqui pra frente os dias vão diminuindo, não há mais a sensação de “vida toda pela frente” como aconteceu ao chegar aos 20.

São pensamentos e emoções profundos, que mexem na percepção de vida, que faz a gente parar e avaliar o que vivemos até aqui.

Valeu a pena? Você fez a diferença? Buscou, lutou pelos seus sonhos e ideais? Tocou de forma positiva a vida de alguém?

 

Pode parecer um post melancólico, mas não é. Fazer essa reavaliação é muito positiva.

Read More


Visitei o Mundo Craft

Mundo craft Francine Lacerda

Semana passada fui conhecer um novo espaço para quem adora trabalhos manuais. O Mundo Craft foi criado para gente, que adora fios, linhas, agulhas e trabalhar com as mãos e a criatividade.

Já de cara me apaixonei pelo ambiente, decoração linda, moderna e aconchegante. Eu e a Patrícia passamos a tarde lá tricotando, conversando e relaxando, como se estivéssemos na casa de uma amiga.  Nos sentimos muito à vontade e bem recebidas.

Read More


Casaqueto de tricot fácil e rápido

tricot Francine Lacerda

Que eu sou apaixonada por tricô vocês já devem saber, né?! 😛

Estou sempre com algum projeto nas agulhas, algum não, alguns! o.O Ainda não conheço tricoteira que se dedique a um projeto só até terminar, para então iniciar outro. Com tantos projetos lindos para se fazer como se contentar com um. hahahaha

Minha tática é sempre manter um ou dois projetos mais difíceis, que necessitem de mais atenção ou são longos, e outros fáceis e rápidos que possam ser feitos conversando, vendo séries. Esses eu chamo de gratificação instantânea. Pensa comigo: se você escolhe se dedicar a um projeto longo, difícil, que você vai ver o resultado soooó lá na frente, como se manter focada e motivada?

Para uma pessoa ansiosa como eu, que adora iniciar coisas novas, preciso ver alguma peça pronta. Então escolho projetinhos bem simples e rápidos, mas que tenham muito estilo.

É o caso desse casaqueto fofo e superconfortável.

Ele é ideal para usar no fim do dia quando vem aquele ventinho mais frio.

Read More


A moda é para todos

Semana passada participei do ModaCamp, evento realizado pelo IED São Paulo.

“Encontro que possui o intuito de fomentar a importância do empreendedorismo no setor, apontar as principais tendências de negócios e debater o futuro do mercado fashion no país.”

Neste ano o tema foi REALIZADORES, sobre os novos empreendedores da moda.

A primeira palestra do dia foi apresentada por três estilistas com marcas reconhecidas, mas que ainda não são mega.

Mario Francisco (Dermetropol), Weider Silveiro e Isaac Silva

O que ouvi de todos foi que o sucesso é consequência de muito trabalho. E que o trabalho se baseia em consistência + persistência + paciência. 😉

Todos eles falaram da importância de ter projetos paralelos que financiem o sonho. Isso faz todo o sentido, não é mesmo?! E quantas de nós já desistimos de um sonho porquê ele não pagava as contas? Nunca desista de seus sonhos, mas ache alguma atividade que ajude a seguir o caminho até a realização.

Read More


Não é sobre moda, é sobre pessoas!

O meu post anterior rendeu bons comentários nas minhas mídias sociais. A repercussão foi muito carinhosa, me encheu de alegria e entusiasmo. Percebi mais uma vez que realmente estou no caminho certo. 😃

Dentre os comentários recebi esse depoimento lindo da Catia:

“Francine, querida. Emagreci uns 8 quilos por causa da doença da minha filhinha. Queria ter perdido mais peso para chegar no seu G. Aí, pensei…. Não sou eu que preciso do G…. Eu preciso da Francine fazer o que fez no curso da blusa Dora. Você pegou minhas medidas, respeitou meu corpo e adequou o molde para mim. Talvez você não saiba da minha alegria daquele dia, pois não tive a oportunidade de te dizer. Aquela blusa remodelada é a primeira que eu posso fazer e está no meu tamanho. É isso que importa: você me aceitou como eu sou. Beijos”

 

Como não se emocionar ao ler isso?! ❤️ ❤️ ❤️

Read More


“A moda não deve definir as mulheres, elas sabem ser elas mesmas.”

 

Vídeo maravilhoso mostrando um pouquinho do trabalho manual e artesanal do desfile de Alta-costura da Dior.

Maria Grazia Chiuri we  you! 

“Moda tem a ver com a relação que você tem com o seu corpo.”