30 dicas indispensáveis de costura!

Em Junho do ano passado eu me propus um desafio: publicar 1 dica de costura por dia durante o mês de Junho. A dica tinha que ser registrada em foto e descrita em um parágrafo! o.O

O desafio fazia parte do curso Decola!Lab da Espaçonave.

As dicas foram um sucesso, recebi vários elogios e comentários animados. O mais legal de tudo foi perceber que mesmo quem já costura há tempos também se beneficiou e aprendeu algumas coisas novas. O que parece tão banal e óbvio para a gente, pode não ser para o outro. Na costura existem várias formas e técnicas de fazer a mesma coisa, e aprendemos sempre.

Como as dicas ficaram perdidas lá no Instagram resolvi publicá-las aqui, pois o acesso é mais fácil.

 

E aí já conhecia muitas delas? Todas? Tem mais alguma para acrescentar? Conta pra mim nos comentário. 😉


No ar! Teaser do meu curso para a EduK <3

Depois de quase duas semanas de ansiedade, curiosidade e medo (!), o teaser que gravei para o curso da Eduk foi publicado.

Essa era a etapa que mais me assustava, pois tinha roteiro, texto, olho no olho com a câmera.

A equipe foi tão maravilhosa, paciente e carinhosa comigo e captou tão bem o meu universo, que não poderia sair coisa ruim, só dependia de mim. Tinha medo de a minha fala ficar muito robozinho, decorado, ensaiado; ficar feia, esquisita no vídeo, parecer falsa ou sem carisma.

Quando vi que o teaser tinha sido publicado no site respirei fundo, deixei o perfeccionismo em um canto e assisti ao vídeo. E para a minha surpresa, rs… eu adorei o resultado.

Gostei de mim, me achei natural, e bem fiel ao meu estilo. A direção e a edição foram incríveis, o vídeo ficou leve, divertido e carismático. <3 <3 <3

Ficou curioso?

Aqui vai!

Neste curso vou ensinar 6 peças que se coordenam entre si, criando vários looks, muitos mesmo. 😉

Cinco modelos vocês já conhecem, são sucessos aqui no atelier: regata Marcela, blusa Dora, calça Anna, vestido Bella, saia Rose.

E tem também uma NOVIDADE: o casaco Juliane. <3

Ele tem aquele toque retrô moderno que a gente ama! Mangas raglan 3/4, plissado nas costas, botões charmosos e muitos detalhes que fazem a diferença, dando aquele toque todo especial.

Você pode assistir ao curso ao vivo sem pagar nada, mas quem fizer a assinatura vai receber todo o material complementar e claro, os moldes, para você fazer as suas peças com a assinatura e estilo Francine Lacerda. 😀

O curso será transmitido nos dias 26, 27 e 28 de junho das 14 às 17h.

Reserve o seu lugar!

 

 


Me Made May 2017

Maio acabou e com ele o Me Made May, o desafio costurístico mais aguardado e amado pelas costureiras. 😀

Quem não sabe do que estou falando vai aqui ó, neste post eu expliquei tudinho.

Essa foi minha terceira participação no desafio, eu usei pelo menos uma peça feita por mim todos os dias, mas não consegui registrar todos os looks. Alguns dias eu esqueci de tirar foto antes de me “desmontar” ou não tive tempo mesmo. :/

Aqui vão os registros que consegui fazer:

Balanço deste ano:

  • 8 looks total feito por mim
  • Usei muito mais peças de tricot (amando fazer roupas)
  • Usei mais calça jeans que de costume (deve ser o frio e a preguiça que vem com ele :P)
  • Eu repito roupa sem problema
  • A criatividade sempre é estimulada
  • Preciso fazer mais casacos e blusas de manga comprida
  • Investir mais em acessórios
  • Conforto para mim é fundamental

E você participou do #mmmay17? Me conta a sua experiência!

E quem já está ansiosa para a próxima edição? o/


curso eduk Francine Lacerda

Novidade! Meu curso online na Eduk

curso eduk Francine Lacerda

Quem me acompanha nas redes sociais sabe da novidade: vou dar um curso online na EduK. \o/

A Eduk vem me convidado para dar um curso por lá há 3 anos, mas eu não conseguia encarar a câmera e muito menos a ideia de uma transmissão ao vivo. Eu não sou tímida, pelo contrário, adoro fotos, falar em público, conversar… Mas a bendita da câmera de vídeo sempre me paralisou.

Tive que recusar vários convites nesses últimos ano, inclusive um da GNT. E o quê mudou?
Depois de muita terapia e perceber quantas oportunidades de crescimento eu estava desperdiçando, resolvi aceitar o convite e encarar o meu medo. Como diz Rafa Cappai “Vai com medo mesmo!” e eu fui. Pedi para fazer um teste de câmera lá na EduK, para ver se eu conseguiria mesmo vencer o medo.

E eu fui, com medo mesmo, mas fui, e para minha surpresa fiquei super tranquila. Todos me receberam muito bem, me senti acolhida e segura.

Contrato assinado! Agora não tem volta.
E semana passada foi dia de gravar o teaser do curso, pra mim a pior parte, pois tem texto e olho no olho com a câmera.
Fiquei nervosa, é claro, mas pretendo deixar o meu perfeccionismo de lado e curtir o trabalho depois de publicado.

A equipe foi maravilhosa, super alto-astral, apesar da tensão eu curti. 😉

O curso já foi publicado no site, mas ainda sem as fotos e o teaser. Você já pode reservar o seu lugar e me assistir ao vivo nos dias 26, 27 e 28 de Junho às 14h.

Neste curso vou te ensinar a fazer 6 peças de roupas para você montar um armário cápsula. Misturando as peças entre si, você monta vários looks: lindos, práticos e claro, cheios de estilo. Marca registrada Francine Lacerda.

Então vem comigo! <3


boxytee Trico Francine Lacerda

Meu primeiro molde de tricot <3

Vocês sabem que sou apaixonada por tricot, né?! É o meu hobby favorito do momento. Nós, pessoas que adoram trabalhos manuais temos o impulso de tentar, experimentar várias técnicas, umas ficam por mais tempo, outras são passageiras.

O tricot entrou de vez na minha vida quando fiz uma oficina com as meninas do SuperZíper há 6/7 anos. Me apaixonei, no mesmo dia já saí com uma maxi gola feita por mim, e não parei mais.

Fiz vários projeto fáceis, para praticar, depois claro, queria me aventurar em peças mais complexas, mas eu tinha muita dificuldade para ler as receitas de tricot. Demorei para entender, e foi assim, do nada, de repente tudo começou a fazer sentido. E eu nunca poderia imaginar que um dia teria um molde desenvolvido por mim. 😀

Mês passado finalizei uma blusa que fiz e criei para mim, um projeto simples, mas muito charmoso. Fez tanto sucesso nas mídias sociais, várias pessoas pedindo a receita, tomei coragem e desenvolvi o meu molde/receita. Fiquei tão feliz por ter conseguido traduzir minha ideia para a receita e saber que ela vai chegar em muitas pessoas também apaixanoada por fios e agulhas. <3 Você encontra o molde para comprar, por um precinho super camarada, na minha página do Ravelry ou no site. Disponível em inglês e português.

Quero saber quem vai tentar! E mandem fotos da peça terminada. 😀


{Dicas e truques} Por dentro de um casaco estruturado

Hoje no Dicas e Truques vou mostrar os detalhes do avesso de um casaco estruturado.

Já comentei anteriormente que estou fazendo um casaco usando um molde da Burda Style de maio.

O casaco é lindo, com uma referência bem retrô, ladylike, super feminino.

Eu decidi fazer com um tecido de lã que ganhei da minha sogra há anos, e que ia estruturá-lo usando técnicas de alfaiataria moderna, com entretela colante.

Acabei a montagem, agora falta forrar e fazer acabamentos. Acho essa técnica de tailoring tão fascinante e o resultando fica tão lindo, que decidi mostrar o que fiz para vocês, e quem sabe alguém se empolga e também comece a fazer. 😉

Frente

Eu apliquei entretela colante em todas as peças da frente, tudo antes da costura. Na parte de cima apliquei uma entretela tecida de gramatura leve/média, para dar mais estrutura na região do busto e ombros. Já nos recortes inferiores e na gola utilizei uma entretela mais fina, de malha, para garantir mais leveza e não perder o corte levemente evasê.

Cortei uma tira da entretela tecida e apliquei ao redor das cavas e nos ombros, estas são regiões muito exigidas, pois movimentamos os braços, carregamos bolsas…

Apliquei a mesma tira na base da gola para dar mais suporte, e como esta é uma gola ampla ajuda a manter a base mais firme e levantada.

Mangas

Decidi aplicar entretela somente na cabeça da manga, para garantir mais conforto, usei a mais leve, de malha. Esse detalhe garante um melhor acabamento e formato para a manga. Para ajudar a estruturar ainda mais apliquei um feltro bem fino.

Costas

Nas costas também apliquei a entretela mais leve, de malha, em todas as peças, e na parte superior, entretela tecida sobre a mais leve. Isso garante uma maior estruturação das costas e ombros, garantindo um ótimo acabamento e formato.

Na região abaixo das cavas também foi usada a entretela tecida, e ao redor de toda a cava a fita.

Cabeça da manga bem estruturada e com formato bonito

 

Gostei demais do resultado, estou bem feliz e espero logo, logo mostrar o casaco pronto.

 

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário. 😀